segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Peculiaridades entre as culturas mundiais

Existem diversas peculiaridades entre as culturas mundiais. Conhecer a cultura do país de destino evita problemas. Informar-se e respeitar os costumes locais do país turístico é a melhor maneira de evitar situações constrangedoras durante a viagem. A seguir, um resumo sobre dicas de comportamento que poderá ajuda-lo:

1. Arrotar após as refeições na Arábia Saudita é um sinal de boa educação e de satisfação pela comida.

2. Palitar os dentes após as refeições na Itália significa que gostou da refeição. Mas na França e em muitos outros países é um ato de extrema grosseria.

3. No Egito, deixe sempre um pouco de comida no prato durante as refeições, mesmo que você esteja com muita fome. Isso simboliza abundância, fartura e elogio ao anfitrião.

4. Na Bélgica, come-se com o garfo na mão esquerda, mesmo quem não é canhoto.

5. Já em países árabes, a mão esquerda é considerada impura pois é destinada e higiene pessoa. Portanto, não receba ou ofereça documentos e cartões de visita com essa mão.

6. Grande parte dos indianos e marroquinos tem o hábito de comer com a mão direita.

7. Na Europa é um hábito comum dividir a mesa com estranhos.

8. A culinária na Mongólia é exótica: um exemplo é a carne de camelo cozida.

9. Rena ensopada ou frita são pratos comuns na Finlândia.

10. Larvas, abelhas e grilos fritos são aperitivos na Tailândia.

11. Já em Taiwan e Hong Kong, um dos pratos principais é a cobra frita.

12. Um prato de sopa de cachorro na Córeia do Sul é considerado energético.

13. No Paquistão, homens e mulheres comem separadamente.

14. No Oriente Médio é proíbido pelo Corão (livro sagrado), mulheres guiando automóveis. Também nunca mostre a sola dos sapatos ao cruzar as pernas, estará assim, insultando o seu anfitrião pois a sola é a parte mais baixa do corpo, portanto a mais suja. É comum também encontrar homens andando de mãos dadas como sinal de amizade e respeito entre eles.

15. Em muitos países da Ásia e Oriente Médio, ao visitar os templos religiosos, deve-se vestir roupas com mangas e compridas, em alguns tirar o sapato. Sendo proibido tirar fotos no seu interior e tocar imagens e estátuas.

16. Na China, atos de assoar o nariz na rua ou cuspir são sinais de higiene, significa que está tirando algo sujo de dentro do corpo. E deixar de beber todo o conteúdo do cálice no brinde é sinal de grave ofensa,

17. Nunca recuze um cálice de vodka na Russia, ou qualquer tipo de bebida na Irlanda. Isso é imperdoável, considerado um gesto rude.

18. Nos Estados Unidos, no Japão e em vários países da Europa, dar tapinhas nas costas durante um cumprimento é falta de educação. Um aperto de mão já é suficiente.

19. Mostrar a lingua para outras pessoas, em algumas tribos do Tibete, é um ato de cumprimento.

20. Na Índia, encarar as pessoas nas ruas, é considerado uma forma de humilhação. Por lá, a vaca é um animal sagrado, o trânsito é sempre desviado caso uma delas resolva deitar-se na rua.

21. Na Córeia do Sul, nunca converse com as mãos no bolso ou para trás. Isso é considerado um ato grosseiro.

22. Nunca presenteie um japonês com relógios, eles simbolizam a morte. Também nunca coloque um cartão de visitas, que acabou de receber, no bolso ou escreva sobre ele, isso é sinal de grosseria. Portanto ao recebê-lo, segure-o na mão.

23. Na Indonésia, casais não devem se beijar em público.

Fonte: www.terra.com.br

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Como ir do Aeroporto Charles de Gaulle ao centro de Paris.

Existem quatro maneiras de se locomover do Aeroporto Roissy Charles de Gaulle (CDG) ao centro de Paris. Qual delas é a melhor? Depende do que cada um prioriza: conforto, comodidade, rapidez, economia e etc. Comentaremos um pouco sobre cada uma para ajudar você a decidir sobre qual é a mais adequada a sua necessidade, o importante é saber que todas são igualmente seguras e eficientes.

RER: O RER é o trem metropolitano da região parisiense e conta com uma estação dentro do aeroporto Roissy Charles de Gaulle. Considero o RER uma opção prática, rápida e econômica. Porém, se você estiver viajando com muitas malas malas, carrega-las dentro do trem pode ser uma tarefa um tanto desconfortável.

Antes de acessar as plataformas do RER, você deve passar na bilheteria e adquirir seu ticket que custa 8,40 Euros até Paris.

O aeroporto é muito bem sinalizado (siga as placas "Paris par train") e você chega sem dificuldade às plataformas de embarque da linha B do RER, localizadas 2D/2F e 2C/2E. Você deve pegar o trem sentido Robinson ou St. Rémy Lès Chevreuse - os trem para ambas as direções atravessam Paris. A Estação Châtelet-les-Halles, que fica no centro de Paris, é a que interliga com mais linhas do metrô (1, 4, 7, 11 e 14). As estações Gare du Nord, Saint-Michel-Notre-Dame e Denfert-Rochereau também são dentro de Paris e igualmente sao ligadas ao metrô. Portanto a melhor estação para você descer vai depender de onde você estiver hospedado.


TAXI: Os taxis podem ser o meio de transporte mais cômodo e confortável, mas é também o mais caro dentre as opções. Um corrida entre o Aeroporto e o centro de Paris pode chegar a 70,00 Euros. Recomendo o uso do taxi quando estiver acompanhado de crianças ou idosos. Sempre é bom lembrar que, além do valor da tarifas, os taxis Parisienses cobram uma taxa de aproximadamente 3,00 Euros por mala transportada.

Les Cars Air France: A Air France dispõe de um ótimo serviço para o transporte de passageiros entre os aeroportos e a cidade de Paris, mesmo que você tenha voado por outra companhia. Chegando a Paris, o ônibus para em pontos-chave da cidade, de acordo com a linha escolhida, por exemplo:

A Linha 2 tem ônibus saindo a cada 30 minutos do Aeroporto CDG até Porte Mailot e Arco do Triunfo. O trecho avulso custa 15,00 Euros e a ida/volta sai por 24,00 Euros. Crianças de 2 a 11 anos pagam 7,50 Euros o trecho.

Já a Linha 4 também tem ônibus a cada 30 minutos e vai do Aeroporto CDG a Montparnasse e Gare de Lyon. O trecho avulso custa 16,50 Euros e a ida/volta sai por 27,00 Euros. Crianças de 2 a 11 anos pagam 8,00 Euros o trecho.

Detalhe importante: Os bilhetes devem ser comprados no guichê Les Cars Air France, antes do embarque. Para saber mais sobre os itinerários, a localização dos pontos de parada e dos pontos de vendas no aeroporto, clique aqui.





Roissy Bus: O Roissy Bus é o ônibus da RATP (a empresa parisiense de transportes públicos) que interliga os aeroportos ao centro de Paris. O Roissy Bus passa pelos terminais 1, 2 e 3 do Aeroporto CDG a cada 15 minutos, das 06h até às 19h, e a cada 2o e 30 minutos, alternadamente, das 19h às 23h. O Ponto de chegada em Paris é em frente ao Palácio Garnier (Ópera de Paris). O preço do trajeto é 9,10 Euros.



*Para acessar o mapa detalhado do percurso do Roissy Bus, clique aqui.
*Para acessar a tabela detalhada de horários do Roissy Bus, clique aqui.


Este mesmo serviço também serve ao Aeroporto de Orly, através do Orly Bus, que liga o aeroporto à Denfert-Rochereau, ao preço de 6,40 Euros por trecho.


No site da RATP você encontra todas as informações sobre o uso dos transportes municipais, alem de traçar itinerários com rapidez e eficiência.