quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Visita do Beto Ski Club a Andorra

Roberto Spinelli (diretor da Porto Velho Turismo e do Beto Ski Club) e Felipe Antonini, visitaram o Principado de Andorra, seus hotéis e a estação de Ski Grandvalira.
Com apenas 85 mil habitantes, Andorra está localizada nos Pirineus, na divisa entre França e Espanha a 200KM de Barcelona. É uma vila agradável com inúmeras lojas vendendo os mais diversos produtos. Suas principais atrações são o comércio (cerca de 2.600 lojas), esportes de inverno e Caldea, um bonito spa dentro de um edifício construído no formato de um cristal.Existem diversas opções de hotéis para todos os gostos em Andorra, a Porto Velho Turismotem parceria com os hotéis da Rede Plaza, sendo quatro opções 5 estrelas: Plaza Andorra, Carlton Plaza, Crowne Plaza e Ski Plaza. Os hotéis são de estilos diferentes, variando do Plaza Andorra mais luxuoso e central até o Ski Plaza mais rústico e ao lado dos lifts.Grandvalira é uma estação de ski com 110 pistas, totalizando 193km, divididas nos diferentes níveis, de iniciantes a experts, além de pistas freestyle, cronometradas e espaço para crianças. Com uma ótima infra-estrutura tem capacidade de processar mais de 100.000 esquiadores/hora, modernos lifts e 1.097 canhões de neve, alcançando 43% da área esquiável.Andorra é um destino interessante para casais, grupos de amigos e famílias que buscam a prática de ski e se divertir na Europa com boa gastronomia e boas compras.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Viagem ao Exterior: Compras X Receita

Com o objetivo de esclarecer dúvidas das pessoas que viajam ao exterior e levam bens de alto valor a partir do Brasil, compram produtos no exterior ou em lojas Duty Free e ficam perdidas quanto ao procedimento de declaração de bens, valores e quantidade. A Porto Velho Turismo vai dar uma ajudinha.

DECLARAÇÃO DE SAÍDA TEMPORÁRIA DE BENS (DST): Os bens que saem legalmente do Brasil, como bagagem, podem retornar ao País, sem estarem sujeitos ao pagamento de tributos, mesmo que postado por terceiros e independentemente do prazo e dos motivos de sua permanência no exterior.

Quando o viajante residente no Brasil, em destino ao exterior, deseja portar bens como bagagem e fazê-los retornar posteriormente sem que esses sejam tributados - principalmente aqueles de elevado valor, tais como os notebooks e câmeras digitais -, ele deve providenciar, no momento de sua saída do País, a Declaração de Saída Temporária de Bens (DST).

Para esse fim, o viajante deve preencher a DST em duas vias e, no momento de saída do Brasil, dirigir-se à fiscalização aduaneira, no setor de BENS A DECLARAR, a fim de registrar a saída dos bens.

Uma vez registrada a sua saída, o viajante não precisa declarar esses bens para a Aduana quando retornar ao Brasil, mas ele deve manter em seu poder a 1º via da DST para apresentação a fiscalização, se solicitado. A DST poderá ser reapresentada à fiscalização aduaneira em sucessivas viagens, sem a necessidade do preenchimento de uma nova DST.

O formulário da DST pode ser obtido pela internet ou nas unidades aduaneiras na saída do Brasil, nos portos, aeroportos e pontos de fronteira.

COMPRAS NO EXTERIOR (BAGAGEM ACOMPANHADA): Todo viajante que ingressa no Brasil, qualquer que seja a sua via de transporte, deve preencher a Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA), que é fornecida pelas empresas de transporte ou obtidos nas repartições aduaneiras.

O viajante que traz bens incuídos no conceito de bagagem, cujo valor exceda a cota de isenção, deve pagar o imposto de importação, calculado à base de 50% do que exceder a cota de isenção (valor total dos bens - cota de isenção), por meio de documento próprio (Documento de Arrecadação de Receitas Federais - Darf), na rede bancária brasileira.

Se não for possível o pagamento do imposto no momento do desembarque, os bens sujeitos à tributação são retidos pela Aduana, mediante o preenchimento e entrega, ao viajante, do Termo de Retenção e Guarda dos Bens, contendo informações referentes ao viajante e aos bens retidos. A liberação dos bens é efetuada posteriormente mediante a apresentação, pelo viajante, do Termo de Retenção e apresentação do pagamento do imposto.

PS: O valor do bem será o constante da fatura ou da nota da compra. No caso de falta ou inexatidão destes documentos, o valor da base de cálculo do imposto será estabelecido pela autoridade aduaneira.

COMPRAS EM LOJA FRANCA (DUTY FREE): O viajante pode adquirir, com isenção de tributos, nas lojas francas (Duty free) dos portos e aeroportos, após desembarque no Brasil e antes de sua apresentação à fiscalização aduaneira, mercadorias até o valor total de USD500,00. Esse valor não é debitado da cota de isenção de bagagem a que o viajante tem direito.

Além do limite global de USD500,00, as mercadorias adquiridas nas lojas francas estão sujeitas aos seguintes limites quantitavos:

- 24 unidades de bebidas alcoólicas, observado o quantitativo maximo de 12 unidades por tipo de bebida;
- 20 maços de cigarros de fabricação estrangeira;
- 25 unidades de charutos ou cigarrilhas;
- 250g de fumo preparado para cachimbo;
- 10 unidades de artigo toucador;
- 3 unidades de relógios, máquinas, aparelhos, equipamentos, brinquedos, jogos ou instrumentos elétricos ou eletrônicos.

*Menores de 18 anos, mesmo acompanhados, não podem adquirir bebidas alcoólicas e artigos de tabacaria.
*Bens adquiridos nas lojas francas do Brasil, no momento da partida do viajante para o exterior, nas lojas duty free no exterior e os adquiridos em lojas, catálogos e exposições duty free dentro de ônibus, aeronaves ou embarcações de viagem têm o mesmo tratamento de outros bens adquiridos no exterior, passando a integrar a bagagem do viajante. Em resumo, essas mercadorias não aproveitam do benefício da isenção concedido às compras nas lojas francas no Brasil, efetuadas no momento da chegada do viajante.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O som internacional das letras

Para a confirmação de reservas em vôos ou hotéis, os funcionários soletram os nomes para diminuir a possibilidade de erros. É um código fonético internacional, um "alfabeto" usado no mundo todo. E não é só no turismo que ele é usado, é também um padrão para outras atividades. Se sua reserva tem no código D R Q, por exemplo, você ouvirá: Delta - Romeo - Quebec.

Saiba o código de cada letra:

A- Alfa
B- Bravo
C- Charlie
D- Delta
E- Eco
F- Fox
G- Golf
H- Hotel
I- India
J- Juliet
K- Kilo
L- Lima
M- Mike
N- November
O- Oscar
P- Papa
Q- Quebec
R- Romeo
S- Sierra
T- Tango
U- Uniform
V- Victor
W- Whiskie
X- Xadrex
Y- Yankee
Z- Zulu

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Como ir do Aeroporto JFK para Manhattan

Existem quatro maneiras de se locomover do Aeroporto John F. Kennedy (JFK)paraManhattan. Qual delas é a melhor? Depende do que cada um prioriza: conforto, comodidade, rapidez, economia e etc. Comentaremos um pouco sobre cada uma para ajudar você a decidir sobre qual é a mais adequada a sua necessidade, o importante é saber que todas são igualmente seguras e eficientes.

TAXI: Os taxis podem ser o meio de transporte mais cômodo e confortável, mas é também o mais caro dentre as opções. Um corrida entre o Aeroporto JFK e Manhattan fica entreUSD55,00 e USD60,00. Normalmente os taxis tem uma tarifa fixa de USD45,00, mas esse valor não inclui o pedágio e a gorgeta, que costuma ser 15% do valor da corrida.

VAN (Shuttle): Essa é uma ótima opção se você estiver com apenas 2 bagagens, mas se estiver vindo para uma grande temporada na cidade, melhor pegar um taxi. Na calçada do terminal de desembarque do aeroporto procure um funcionário uniformizado das empresas de transporte de VAN (geralmente eles que procuram você, não se preocupe). O funcionário te encaminhará para a Van que geralmente comporta no mínimo 10 passageiros. Eles esperam a van encher para a viagem ter ínicio, o que não é um problema pois muitas pessoas usam o serviço. O sistema funciona deixando cada passageiro em seu respectivo hotel seguindo a ordem de endereços, dependendo da localização do seu hotel, você poderá ser o primeiro ou o último a ser deixado. O valor é de cerca de USD18,00 e você pode fazer reservas online nas empresas SuperShuttle ouGoAirLinkShuttle.

AIR TRAIN + METRÔ: O monotrilho chamado Air Train circula por todos os 8 terminais do JFK, a área chamada Federal Circle Station (onde se encontra as locadoras de carros) e também as estações de metrô Jamaica Station (Linha E) e Howard Beach Station (Linha A).

Essa opção custa USD7,50 (USD5,0 do Air Train + USD2,50 do metrô ate Manhattan) o trajeto dura cera de 1h15. Para chegar até Manhattan, pegue o AirTrain até a Jamaica Station, compre os bilhetes nas maquina espalhadas pela estação e embarque no metro com direção a Long Island, chegando ao centro (Estação Penn Station), consulte o mapa até a estação mais próxima de seu hotel. Click aqui para ver o mapa de metro de NYC.
ÔNIBUS: O New York Airport Express Service Bus oferece serviço de ônibus saindo a cada 20 a 30 minutos das estações Grand Central Station e Penn Station, tarifa de USD15,00. Os pontos de onibus estão localizados no Express Bus Stop em cada terminal do aeroporto.
TRANSFER DE AGÊNCIA: Os transfers que as agências oferecem nos pacotes normalmente são privativos, em carros novos, confortáveis e com um moço sorridente segurando uma plaquinha com seu nome e ajudando a carregar suas mala. O transfer sái por quase o mesmo valor do taxi e você ainda pode parcelar junto com seu pacote, se procura comodidade e conforto, com certeza é a melhor opção.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Peculiaridades entre as culturas mundiais

Existem diversas peculiaridades entre as culturas mundiais. Conhecer a cultura do país de destino evita problemas. Informar-se e respeitar os costumes locais do país turístico é a melhor maneira de evitar situações constrangedoras durante a viagem. A seguir, um resumo sobre dicas de comportamento que poderá ajuda-lo:

1. Arrotar após as refeições na Arábia Saudita é um sinal de boa educação e de satisfação pela comida.

2. Palitar os dentes após as refeições na Itália significa que gostou da refeição. Mas na França e em muitos outros países é um ato de extrema grosseria.

3. No Egito, deixe sempre um pouco de comida no prato durante as refeições, mesmo que você esteja com muita fome. Isso simboliza abundância, fartura e elogio ao anfitrião.

4. Na Bélgica, come-se com o garfo na mão esquerda, mesmo quem não é canhoto.

5. Já em países árabes, a mão esquerda é considerada impura pois é destinada e higiene pessoa. Portanto, não receba ou ofereça documentos e cartões de visita com essa mão.

6. Grande parte dos indianos e marroquinos tem o hábito de comer com a mão direita.

7. Na Europa é um hábito comum dividir a mesa com estranhos.

8. A culinária na Mongólia é exótica: um exemplo é a carne de camelo cozida.

9. Rena ensopada ou frita são pratos comuns na Finlândia.

10. Larvas, abelhas e grilos fritos são aperitivos na Tailândia.

11. Já em Taiwan e Hong Kong, um dos pratos principais é a cobra frita.

12. Um prato de sopa de cachorro na Córeia do Sul é considerado energético.

13. No Paquistão, homens e mulheres comem separadamente.

14. No Oriente Médio é proíbido pelo Corão (livro sagrado), mulheres guiando automóveis. Também nunca mostre a sola dos sapatos ao cruzar as pernas, estará assim, insultando o seu anfitrião pois a sola é a parte mais baixa do corpo, portanto a mais suja. É comum também encontrar homens andando de mãos dadas como sinal de amizade e respeito entre eles.

15. Em muitos países da Ásia e Oriente Médio, ao visitar os templos religiosos, deve-se vestir roupas com mangas e compridas, em alguns tirar o sapato. Sendo proibido tirar fotos no seu interior e tocar imagens e estátuas.

16. Na China, atos de assoar o nariz na rua ou cuspir são sinais de higiene, significa que está tirando algo sujo de dentro do corpo. E deixar de beber todo o conteúdo do cálice no brinde é sinal de grave ofensa,

17. Nunca recuze um cálice de vodka na Russia, ou qualquer tipo de bebida na Irlanda. Isso é imperdoável, considerado um gesto rude.

18. Nos Estados Unidos, no Japão e em vários países da Europa, dar tapinhas nas costas durante um cumprimento é falta de educação. Um aperto de mão já é suficiente.

19. Mostrar a lingua para outras pessoas, em algumas tribos do Tibete, é um ato de cumprimento.

20. Na Índia, encarar as pessoas nas ruas, é considerado uma forma de humilhação. Por lá, a vaca é um animal sagrado, o trânsito é sempre desviado caso uma delas resolva deitar-se na rua.

21. Na Córeia do Sul, nunca converse com as mãos no bolso ou para trás. Isso é considerado um ato grosseiro.

22. Nunca presenteie um japonês com relógios, eles simbolizam a morte. Também nunca coloque um cartão de visitas, que acabou de receber, no bolso ou escreva sobre ele, isso é sinal de grosseria. Portanto ao recebê-lo, segure-o na mão.

23. Na Indonésia, casais não devem se beijar em público.

Fonte: www.terra.com.br

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Como ir do Aeroporto Charles de Gaulle ao centro de Paris.

Existem quatro maneiras de se locomover do Aeroporto Roissy Charles de Gaulle (CDG) ao centro de Paris. Qual delas é a melhor? Depende do que cada um prioriza: conforto, comodidade, rapidez, economia e etc. Comentaremos um pouco sobre cada uma para ajudar você a decidir sobre qual é a mais adequada a sua necessidade, o importante é saber que todas são igualmente seguras e eficientes.

RER: O RER é o trem metropolitano da região parisiense e conta com uma estação dentro do aeroporto Roissy Charles de Gaulle. Considero o RER uma opção prática, rápida e econômica. Porém, se você estiver viajando com muitas malas malas, carrega-las dentro do trem pode ser uma tarefa um tanto desconfortável.

Antes de acessar as plataformas do RER, você deve passar na bilheteria e adquirir seu ticket que custa 8,40 Euros até Paris.

O aeroporto é muito bem sinalizado (siga as placas "Paris par train") e você chega sem dificuldade às plataformas de embarque da linha B do RER, localizadas 2D/2F e 2C/2E. Você deve pegar o trem sentido Robinson ou St. Rémy Lès Chevreuse - os trem para ambas as direções atravessam Paris. A Estação Châtelet-les-Halles, que fica no centro de Paris, é a que interliga com mais linhas do metrô (1, 4, 7, 11 e 14). As estações Gare du Nord, Saint-Michel-Notre-Dame e Denfert-Rochereau também são dentro de Paris e igualmente sao ligadas ao metrô. Portanto a melhor estação para você descer vai depender de onde você estiver hospedado.


TAXI: Os taxis podem ser o meio de transporte mais cômodo e confortável, mas é também o mais caro dentre as opções. Um corrida entre o Aeroporto e o centro de Paris pode chegar a 70,00 Euros. Recomendo o uso do taxi quando estiver acompanhado de crianças ou idosos. Sempre é bom lembrar que, além do valor da tarifas, os taxis Parisienses cobram uma taxa de aproximadamente 3,00 Euros por mala transportada.

Les Cars Air France: A Air France dispõe de um ótimo serviço para o transporte de passageiros entre os aeroportos e a cidade de Paris, mesmo que você tenha voado por outra companhia. Chegando a Paris, o ônibus para em pontos-chave da cidade, de acordo com a linha escolhida, por exemplo:

A Linha 2 tem ônibus saindo a cada 30 minutos do Aeroporto CDG até Porte Mailot e Arco do Triunfo. O trecho avulso custa 15,00 Euros e a ida/volta sai por 24,00 Euros. Crianças de 2 a 11 anos pagam 7,50 Euros o trecho.

Já a Linha 4 também tem ônibus a cada 30 minutos e vai do Aeroporto CDG a Montparnasse e Gare de Lyon. O trecho avulso custa 16,50 Euros e a ida/volta sai por 27,00 Euros. Crianças de 2 a 11 anos pagam 8,00 Euros o trecho.

Detalhe importante: Os bilhetes devem ser comprados no guichê Les Cars Air France, antes do embarque. Para saber mais sobre os itinerários, a localização dos pontos de parada e dos pontos de vendas no aeroporto, clique aqui.





Roissy Bus: O Roissy Bus é o ônibus da RATP (a empresa parisiense de transportes públicos) que interliga os aeroportos ao centro de Paris. O Roissy Bus passa pelos terminais 1, 2 e 3 do Aeroporto CDG a cada 15 minutos, das 06h até às 19h, e a cada 2o e 30 minutos, alternadamente, das 19h às 23h. O Ponto de chegada em Paris é em frente ao Palácio Garnier (Ópera de Paris). O preço do trajeto é 9,10 Euros.



*Para acessar o mapa detalhado do percurso do Roissy Bus, clique aqui.
*Para acessar a tabela detalhada de horários do Roissy Bus, clique aqui.


Este mesmo serviço também serve ao Aeroporto de Orly, através do Orly Bus, que liga o aeroporto à Denfert-Rochereau, ao preço de 6,40 Euros por trecho.


No site da RATP você encontra todas as informações sobre o uso dos transportes municipais, alem de traçar itinerários com rapidez e eficiência.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Um jeito moderno e interessante de conhecer Paris

Andar a pé pelas ruas de Paris tem seu charme, agora imagine fazer um tour pela cidade das luzes abordo de um Segway!

O Segway é o primeiro e único "Meio de Transporte Pessoal" que funciona com o auto-equilíbrio do condutor. Foi concebido para circular por trechos de curtas distancias, locais restritos, aglomerados e junto com o pedestre.

Sua concepção revolucionária permite que o condutor movimente-se com muita segurança e precisão para frente ou para trás, com a simples inclinação do corpo. Isso é possível devido à tecnologia denominada "Estabilização Dinâmica". Um conjunto de giroscópios e micro-processadores reproduzem a percepção de equilibro do labirinto do ser humano, possibilitando a aceleração das rodas com a simples projeção do corpo para frente ou para trás.

O Segway Tour Paris tem duração de 4 horas com 30 minutos de orientações ao custo de 75 Euros. Visitando os principais pontos turísticos da cidade como a Torrel Eiffel, a Tomba de Napoleão, Musée D´Orsay, Louvre, Jardins de Tuileries, Av. Champs-Elysées, Arco do Triunfo e outros.

A City Segway Tours oferece o serviço em diversas cidades, como: Berlim, Budapeste, Chicago, São Francisco e Vienna.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

BLOG CNF AO VIVO

Uma dica interessante para quem gosta de aviação é o BLOG CNF AO VIVO.

O BLOG traz informações e curiosidades sobre o aeroporto de Confins, com fotos e casos detalhados sobre o dia-a-dia em CNF , alem do movimento de aeronaves fora do padrão.

Vale a pena ver a reportagem sobre os planos de expansão do aeroporto. Click aqui.

CLICK na imagem para vê-la em tamanho real.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Siga a Porto Velho Turismo no TWITTER

O que é Twitter? A pergunta é comum e mostra como o serviço ainda é desconhecido ou pouco entendido por muitas pessoas.

Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "Tweets"), através da própria web, por SMS ou por softwares específicos instalados em dispositivos portáteis.

As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial, RSS, SMS ou programa especializado. O serviço é grátis pela internet.

O Twitter também tem sido constantemente usado por empresas para divulgação de suas marcas, através de constantes atualizações, sempre ligando os clientes a uma página (perfil da empresa no Twitter) onde possa encontrar informações sobre pordutos e serviços. Alem de ser um canal direto e aberto de feedback para os clientes.

A Porto Velho Turismo também está presente no Twitter, compartilhando pormoções, informações e dicas de turismo.


terça-feira, 8 de setembro de 2009

Conheça a Porto Velho Turismo


A Porto Velho Turismo está no mercado desde 1978. Quase 30 anos de reconhecidos serviços prestados aos nossos clientes e aos setores de turismo, lazer, esporte e cultura.

A Diretoria da empresa é integrada por Roberto Spinelli e Alberto Antonini Neto, que aliam suas largas experiências adquiridas em grandes agências do mercado mineiro - entre as quais a Porto Velho Turismo - à filosofia de buscar os melhores colaboradores e parceiros, para oferecer aos nossos clientes atendimento de qualidade comprovada.

Proporcionar uma viagem (profissional ou de lazer) segura e agradável é o nosso negócio. Para tanto, estamos sempre reciclando nossos conhecimentos, investindo em informatização, tecnologias de ponta e toda a infra-estrutura necessária para que nosso cliente sinta-se em casa, em qualquer lugar do mundo.

Ao optar pela Porto Velho Turismo, você estará optando por uma agência que tem como parceiros as maiores cias. aéreas do mundo, locadoras de automóveis, milhares de hotéis nos cinco continentes, Sistema Sabre (que possibilita também reservas em teatros e demais casas de espetáculo nas principais capitais) e que, at last but not least, tem o máximo respeito por você.

NOSSA MISSÃO

Incentivar o turismo, através da satisfação e motivação de nossos clientes, obtida mediante a disponibilização de serviços de qualidade, que incluem a orientação, atendimento, experiência, infra-estrutura e parcerias, visando garantir a segurança, a tranqüilidade, a confiança e o respeito de quem e a quem nos procura.

FILOSOFIA DE TRABALHO

Buscar e oferecer o melhor possível, dentro da realidade e necessidades próprias de cada um, seja ele um viajante experiente ou um "marinheiro de primeiro viagem". Conhecer o cliente o melhor possível (sem sermos invasivos), para que possamos colocar nossa experiência a serviço de interesses expressos e que talvez nem ocorresse ao cliente imaginar encontrá-los em seus roteiros de viagem.

OBS.: Imagine retornar de uma viagem e saber que se esteve a poucos metros de uma livraria, loja de antigüidades, santuário etc. há anos imaginados, vistos em documentários de TV ou reportagens? Uma agência experiente faz a diferença, nestes e em outros casos.

Bem-Vindos

Seja bem-vindo ao Blog Porto Velho Turismo. Aqui você terá acesso à novidades , poderá conferir os eventos e viagens que oferecemos e participamos e ainda obter dicas de turismo.

Não deixe de visitar nosso Blog regularmente para conferir as tendências e promoções do mundo do turismo.