segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Sites interessantes sobre aviação

No mundo da internet se encontra de tudo, segue alguns sites interessantes sobre aviação:
Já falamos sobre esse site no blog, mas vale a pena relembrar, esse site divulga todo o movimento e novidades do aeroporto de Confins.
Tem um imenso arquivo de fotos de diversas aeronaves, novidades e informações sobre aviões.
Site divulga todos incidentes na aviação mundial.
Apresenta fotos e detalhes sobre desastres aéreos.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Concessão de Autorização de Viagem para o Exterior de Crianças e Adolescentes

Conforme resolução do Conselho Nacional de Justiça, no que diz respeito ao reconhecimento da autorização, a partir de agora, a autorização passa a ser por autenticidade, com o comparecimento dos pais pessoalmente ao cartório, em vez de semelhança:

Art. 1º - É dispensável a autorização judicial para que crianças e adolescentes viajem ao exterior;
I - Sozinhos ou em companhia de terceiros maiores e capazes, desde que autorizados por ambos genitores, ou pelos responsáveis, por documento escrito e com firma reconhecida;
II - Com um dos genitores ou responsáveis, sendo nesta hipótese exigível a autorização do outro genitor, salvo mediante autorização judicial;
III - Sozinhos ou em companhia de terceiros maiores e capazes, quando estiverem retornando para a residência no exterior, desde que autorizadas por seus pais ou responsáveis, residentes no exterior mediante documento autêntico.
Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, por responsável pela criança ou pelo adolescente deve ser entendido aquele que detiver a sua guarda, além do tutor.

Art. 2º - O documento de autorização mencionado no artigo anterior, além de ter firma reconhecida por autenticidade, deverá conter fotografia da criança ou adolescente e será elaborado em duas vias, sendo que uma deverá ser retida pelo agente de fiscalização da Polícia Federal no momento do embarque, e a outra deverá permanecer com a criança ou adolescente, ou com terceiro maior e capaz que o acompanhante na viagem.
Parágrafo único. O documento de autorização deverá conter prazo de validade, a ser fixado pelos genitores ou responsáveis.

Art. 3º - Ao documento de autorização a ser retido pela Polícia Federal deverá ser anexada cópia de documento de identificação da criança ou do adolescente, ou do termo de guarda, ou de tutela.

Art. 4º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as Resoluções nos 51, de 25 de março de 2008 e 55, de 13 de maio de 2008.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Restrição de Líquidos a bordo dos voos Internacionais

De acordo com a resolução 7 da ANAC emitida em 01/04/2007 todos os passageiros em voos internacionais, inclusive os alocados nas etapas domésticas, permanecem impedidos de portar em sua bagagem de mão líquidos em frascos com capacidade superior de 100ml. Quando aceitos, estes objetos devem ser despachados.

Este procedimento deve ser honrado, inclusive, nas etapas Domésticas com prosseguimentos Internacionais, desde a origem do cliente.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

RG será obrigatório para poder embarcar em avião a partir de março

A partir de 1º de março de 2010, quem embarcar no país, em voo doméstico ou internacional, deverá apresentar um documento de identificação ao ser chamado para o embarque. Hoje a identificação é feita apenas no check-in (e pela PF, em voos internacionais). No portão de embarque, somente o cartão de embarque é cobrado.

Essa é uma das alterações prevista em uma resolução da Anac (Agência Nacional de Aviação Cívil) publicada no "Diário Oficial" da União, no mês passado. A medida tem o objetivo de garantir que o passageiro que efetivamente entra na aeronave é o mesmo que consta no cartão de embarque. A conferência de identidade do passageiro no embarque é feita nos principais aeroportos da América do Norte e da Europa, afirmou a Anac.

A resolução também amplia o prazo de validade dos boletins de ocorrência usados em casos de perda do documento de identificação, dos atuais 15 dias para dois meses - e eles poderão ser usados mais de uma vez. Também será permitido o uso de documentos expedidos por poderes Legislativos e Judiciário estaduais (a atual só permite federais), e o prazo de validade do uso do protocolo de pedido de identidade do estrangeiro será ampliado para seis meses.

Fonte: Folha de São Paulo

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Novas Medidas de Segurança nos USA


O governo Americano divulgou neste domingo a Emergency Amendment (EA) nº 1546-09-01D, agora definitivo e sem data de expiração, a qual atualizou as medidas de segurança que deverão ser implementadas nos voos para os EUA, antes do ingresso dos passageiros na aeronave.

De acordo com a versão final desta EA, a empresa aérea deverá realizar uma inspeção aleatória (abrangendo  a maioria dos passageiros e constante) no portão de embarque das bagagens de mão e sapato dos passageiros, além do procedimento de inspeção com a utilização de bastões detectores de metais também de forma aleatória. Deverá ser assegurado ainda que líquidos, aerosol e géis serão transportados de acordo com as regras de limitação.

Conforme novas diretrizes do TSA - Transportation Security Administration, 100% dos passageiros que se enquadrarem em um ou mais critérios listados abaixo, incluindo àqueles listados na watch list (No-Fly e Selectee Lists), deverão ser submetidos à inspeção citada acima:

  • Os passageiros que adquirirem seus bilhetes aéreos no mesmo dia de sua viagem;
  • Os passageiros que apresentarem passaportes emitidos ou que incluam no seu itinerário os países: Afeganistão, Argélia, Iraque, Líbano, Líbia, Nigéria, Paquistão, Arábia Saudita, Somália, Iémen, Cuba, Irã, Sudão e Síria;
  • Os passageiros que apresentarem nervosismo incomun ou medo no ato da entrevista;
  • Os passageiros que não estão aptos a falar o idioma do país, o qual o passaporte foi emitido;
  • Os passageiros que demonstrarem um interesse excepcional nos procedimentos de segurança;
  • Os passageiros com quantidade de bagagem incompatível com o roteiro da viagem.

Segue abaixo algumas experiências que os viajantes podem ter ao viajar para os Estados Unidos:

-Mais tempo para passar pelos procedimentos de segurança, o que significa conexões mais longas;
-Inspeção fisíca antes do embarque;
-Inspeção detalhada de bagagens de mão;
-A tripulação pode requerer que os passageiros permaneçam sentados 1 hora antes do pouso;
-1 hora antes do pouso não é permitido travesseiros, cobertores, laptops e etc;
-1 hora antes do pouso, todos os aparelhos eletrônicos devem permanecer desligados;
-A tripulação pode proibir o acesso aos bagageiros internos da aeronave;

As regras para os voos domésticos dentro dos Estados Unidos continuam as mesmas.